DIREITO MÉDICO
E DA SAÚDE
Existe um aumento considerável (1600% em 10 anos) na busca do CRM, delegacias ou judiciário pelos pacientes e familiares, questionando o atendimento médico, procedimentos e intervenções que supostamente lhe acarretaram algum dano. Nossa equipe é preparada para defesa do profissional médico tanto perante o CREMESP e suas delegacias, em Sindicância e Processos Ético Profissional, como no judiciário.
Atuamos em assessoria preventiva aos médicos e suas empresas, formatando e revisando termos e contratos, além de ajustar a forma de apuração dos impostos e taxas de maneira a gerar o menor custo possível se aproveitando de todos benefícios tributários existentes.
A prática de Direito Médico e da Saúde no escritório da Dra. Vanessa Medina Advocacia abrange dentre outras:
-
Consultoria Jurídica para Médicos: questões documentais, contratos, termo de consentimento, observância a princípios éticos da profissão em face do Código de Ética do CRM, e, principalmente dúvidas a respeito de possíveis situações com seus pacientes, seja de maneira preventiva, sindicância, processo administrativo ou de processo judicial (civil ou criminal).
-
Consultoria Jurídica para Dentistas: informar e aconselhar o profissional da odontologia acerca de possíveis abusos de direito de seus pacientes e intercorrências no exercício da profissão, buscando evitar processos administrativos ou judiciais.
-
Elaboração de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido: o termo deve ser individualizado para cada paciente e jamais elaborado em linhas gerais ou de forma resumida, demonstrando que foram informados os riscos, cuidados e possíveis sequelas do procedimento.
-
Elaboração de Contrato de Cirurgia: para todo procedimento cirúrgico, com finalidade estética ou não, deve ser elaborado um contrato detalhando tudo o que foi estipulado, especialmente para evitar questionamentos no pós-cirúrgico.
-
Defesa em Denúncia de Médico no CRM: desde que não seja anônima, pode ser feita denúncia no CRM por qualquer pessoa, cabendo ao órgão analisar e investigar se há fundamentos para prosseguir com uma sindicância para esclarecimento dos fatos pelo denunciado.
-
Defesa em Denúncia de Dentista no CRO: a denúncia do dentista no CRO deve ser identificada e assinada e, após sua realização, é aberta uma sindicância onde o dentista é citado para que apresente manifestação acerca do fato e, posteriormente, os conselheiros identifiquem se deve ser arquivado ou levado adiante, para um processo ético-profissional.